Atendimento 24h - 0800 007 4141
Voltar

Blog


Gestação em cadelas e gatas

Quais os cuidados que devem ser tomados na preparação, durante e depois da gestação?

 
O primeiro passo é leva-la ao Veterinário para que seja realizada uma consulta, avaliação, diagnóstico e realização de exames para saber se ela está saudável e apta para a gestação. Posteriormente o tutor deve avaliar se é realmente o momento pois demanda tempo, dedicação e alguns gastos extras. Outro fator importante é a escolha do macho ideal, busque por um animal da mesma raça, mesmo porte, saudável e se possível que tenha passado por uma consulta com o Medico Veterinário.

Para o momento do acasalamento o tutor do animal pode optar por uma cruza natural programada, de acordo com momento do cio da sua cadela, ou por uma inseminação artificial realizada por um Medico Veterinário.

A gestação em cadelas geralmente tem duração de 58 a 68 dias, já nas gatas pode durar de 63 a 67 dias. A prenhez pode ser confirmada pela palpação abdominal, Ultrassom ou Raio-X.

Porque é importante o exame de ultrassonografia em cadelas e gatas prenhes?

Para confirmar a gravidez, que pode ser detectada em torno do vigésimo (20 dias) após o acasalamento.
Estimar a idade do feto quando o proprietário não sabe com exatidão o dia do acasalamento.
Avaliar a evolução do desenvolvimento fetal. Na fase final da gestação é possível visualizar o desenvolvimento dos órgãos como rins, coração, intestino e calcificação dos ossos.
Estimar a quantidade de fetos. O ultrassom não dá 100% de certeza quantos fetos a fêmea está gestando. Nos últimos dias da gestação (entre 55 e 60 dias pós acasalamento) deve-se fazer o exame radiográfico pois este dirá com exatidão o número de filhotes que vão nascer.
Saber se todos os fetos estão vivos uma vez que pode um ou mais fetos morrerem durante a gestação, colocando em risco a vida da mãe.
O momento do parto:

De inicio a fêmea pode ficar isolada, procurar um local para fazer o ninho, ficar inquieta, mais ofegante, pode apresentar tremores e parar de comer. Posteriormente a fêmea pode apresentar contrações abdominais (contrações uterinas), liberação de fluidos gestacionais pela vulva e parição de um filhote, o parto pode durar até 12 horas. O intervalo entre nascimentos entre os fetos não pode passar de 2 a 3 horas. A placenta é expelida após o nascimento de cada feto, a fêmea começa a limpar o filhote rompendo o cordão umbilical e alimentando-se da placenta. A limpeza do filhote é um comportamento maternal importante, necessário para criação de elos entre a mãe e sua cria. Se a mãe não realizar a limpeza, o tutor do animal deve fazê-lo.

Caso o animal apresente qualquer dificuldade em uma dessas fases, o médico veterinário deve ser procurado rapidamente para avaliação do animal e para verificar se este já está em distocia (dificuldade no parto). Alguns animais que apresentam distocia devem ser encaminhados para realização de cesariana de emergência. Nestes casos, a cirurgia deve ser realizada o quanto antes para salvar os filhotes e a mãe.

Cuidados no pós-parto em cadelas e gatas

A fêmea deve ficar em observação nas 48 horas pós-parto e caso ela apresente fraqueza ou comportamento estranho em relação aos filhotes, o médico veterinário deve ser procurado para orientação.

Dieta: Geralmente uma suplementação especial não é necessária, mas a mãe precisará aproximadamente de duas vezes mais alimento do que o normal. É indicado uma ração mais hipercalórica para o período de amamentação.

Líquidos: Forneça água limpa e fresca a todo momento.

Atividade: Normalmente a mãe irá passar a maior parte das três primeiras semanas com seus filhotes. Mas ela também tem que ter seus momentos para comer e fazer as necessidades diárias normais.

Cuidados com a glândula mamária: Verifique os mamilos diariamente e limpe com água morna se tiver leite ressecado. Se houver qualquer alteração de descoloração da pele, inchaço, sensibilidade ou ferida, procure um médico veterinário para avaliação.

Movimentos intestinais: Devido ao consumo de alimentos aumentado e o útero dilatado, seu animal pode ter que fazer suas necessidades mais frequentemente. As fezes podem ser pastosas nos primeiros dias. Se ocorrer diarreia ou esforço ao defecar, procure o veterinário.

Secreção vaginal: Sair uma secreção de avermelhada à esverdeada da vulva é normal nos primeiros dias. Com passar das semanas essa secreção deve diminuir em volume e coloração até ficar transparente e não ocorrer mais.

Efeitos gerais: Normalmente a mãe pode sofrer perda excessiva de pelos durante o período de amamentação e também pode ocorrer uma perda de peso, porém se ela for exagerada, deve-se procurar o veterinário.

Estro (cio): A prenhez não deve ter nenhum efeito sobre o próximo cio. Este período pode ocorrer dentro de 4 a 6 meses após o nascimento dos filhotes.

Desenvolvimento dos filhotes: os filhotes nascem com os olhos fechados e com a entrada dos ouvidos protegida, por isso são completamente dependentes do faro e dos cuidados da mãe para sobreviver. Os olhos começam a abrir com 10 a 15 dias pós-nascimento e os ouvidos com 15 dias. Nos primeiros dias de vida, os filhotes apenas se arrastam para junto da mãe. O desenvolvimento motor é rápido e os filhotes começam a engatinhar e a tentar se firmar nas 4 patas com 20 dias aproximadamente.

Primeira visita ao veterinário: se o pós-parto estiver indo bem, os filhotes devem ir ao veterinário com 45 dias para uma consulta de filhotes e início do protocolo de vacinação.

Todos esses cuidados são importantes pois a maternidade também é especial na vida de cães e gatos. No caso deles, esse momento está bastante vinculado às transformações relacionadas a maturidade, instintos e procriação da espécie, mas também é uma experiência transformadora e inesquecível.


Cadastrado em: 15/06/2019

Matriz Salgueiro PE

Rua Francisco de Sá, 111
Santo Antônio - PE
Telefone: (87) 3871-1183

Promoção SAF Premiado

Certificado de Autorização
Regulamento

Polo Petrolina PE

Avenida das Naçoes, 131
Centro - PE
Telefone: (87) 3861-2956

Polo Feira de Santana BA

Centro de velório Noide Ferreira
de Cerqueira, 4044, Bairro Sim
Telefone: (75) 3626-0585

Polo Paulo Afonso BA

Avenida Otaviano Leandro
de Morais, 641B, Centro - BA
Telefone: (75) 3281-9852
Copyright© 2019 - Rede SAF Todos os Direitos Reservados